Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de julho de 2011

UNHAS FRÁGEIS

As unhas são lâminas feitas de uma proteína chamada queratina. É comum, principalmente em mulheres, ficarem frágeis, descamarem e quebrarem. Só quem sofre com isso sabe como incomoda; é difícil deixar a unha crescer, o esmalte descama, é um transtorno.






Em muitos casos, o problema acontece por ressecamento das unhas. Assim como a pele, as unhas também precisam de hidratação para se manterem bonitas. Removedores de esmaltes, principalmente à base de acetona, ressecam as unhas. Traumas repetitivos, como digitação, podem fragilizá-las. E, dependendo do seu trabalho, a culpa pode ser o excesso de exposição a produtos químicos.


Se suas unhas estão ressecadas, use cremes hidratantes específicos. Existem produtos prontos ou, se você preferir, seu dermatologista pode receitar uma formulação individualizada. O hidratante para unhas deve ser aplicado no mínimo duas vezes ao dia, e as unhas devem estar sem esmalte para que haja boa absorção do produto.






Depois de algumas semanas de tratamento você já pode usar o esmalte que quiser. É interessante tirar o esmalte um ou dois dias antes de pintar novamente suas unhas. Nesses dias, você aproveita para hidratá-las. Prefira removedores de esmalte sem acetona, que são menos agressivos.
Outro cuidado: excesso de água e sabão resseca a pele e as unhas. Assim, se é você quem faz o serviço de casa, use luvas quando for mexer com água e detergente.






Algumas verdades:



– Existem evidências de que o uso de biotina (vitamina do complexo B)  fortalece unhas. Pergunte a seu dermatologista se isso poderia ser indicado a você.




– Dieta rica em cálcio não fortalece as unhas. A queratina não é feita a partir de cálcio. O cálcio tampouco ajuda a unir as fibras de queratina.


– Suplementos de gelatina não fortificam as unhas. A gelatina é degradada no nosso sistema digestivo. Ela não se transforma em queratina e não é transferida diretamente para nossas unhas.


– Em alguns casos, unhas frágeis são uma questão genética. Nesse caso, o tratamento não modificará a estrutura da unha. Mas existem esmaltes endurecedores, que deixam a unha mais resistente enquanto você estiver usando o produto.


– A fragilidade das unhas pode sinalizar que algo não vai bem com a saúde. Pode ser sinal de micose, que é uma infecção por fungos. Ou pode sinalizar problemas na tireóide, diabetes, problemas circulatórios ou anemia. Doenças dermatológicas (como psoríase ou outras) também causam unhas frágeis. Por isso, se suas unhas não crescem como deveriam, procure um dermatologista. Ele saberá diagnosticar o seu caso e indicar o melhor tratamento para você.











Nenhum comentário: