Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de julho de 2011

ESTRIAS

 

As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele (derme), formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade). As estrias afetam homens, mulheres em idade adulta ou durante a adolescência, mulheres no transcorrer da gestação, e até mesmo crianças.

Na mulher,as localizações mais frequentes são nádegas,abdômen e mamas enquanto nos homens predominam no dorso,região lombosacra e parte externa das coxas.

As estrias podem surgir de diversas formas, dentre elas:

1-Efeito Sanfona ( engorda - emagrece )

2-Crescimento rápido

3-Distúrbio hormonal

4-Excesso de exercícios ( musculação )

5-Gravidez

6-Ressecamento da pele


Classificação


1- Estrias recentes : são avermelhadas ou arroxeadas




2- Estrias antigas : são brancas




3- Atróficas: apresentam-se deprimidas em relação a superfície da pele.

4- Hipertróficas: fazem relevo com relação à superfície da pele.


Prevenção


Uma hidratação diária pode ajudar a prevenir e a amenizar as estrias, desde que os cremes contenham substâncias ativas com estas propriedades. Para conter o problema, é preciso repor substâncias que ajudam na reorganização do colágeno e elastina na pele. Também é importante fazer a hidratação de todo o organismo, através do consumo adequado de água e outros líquidos. O recomendado é que se consuma de 2 a 3 litros diariamente.



Os princípios ativos hidratantes com maior sucesso no tratamento são: uréia,óleo de amêndoas doces,óleo de rosa mosqueta,D-pantenol,vitamina E, ácido hialurônico,retinol entre outros.

A pele com estria possui colágeno e elastina, mas de forma totalmente desorganizada. Por isso, é mais importante fornecer substâncias que ajudam na reorganização destas duas proteínas, para que elas voltem naturalmente à sua disposição na pele.

Tratamento


O tratamento das estrias não é simples, uma vez que ainda não existe nenhum método capaz de resolvê-las por completo.

1- Laser : É um tratamento bem moderno para redução das estrias. Os tipos de lasers utilizados para o tratamento de estrias têm afinidade pela água da pele e, ao atingir a pele, promovem a sua vaporização localizada. Isso estimula uma nova organização desse tecido, com formação de novas fibras de colágeno e elastina. Um tipo muito utilizado é o Laser Fracionado de CO2.

2- Dermoabrasão: É realizado um tipo de lixamento na pele provocando uma escoriação e eliminando a camada superficial. Isso também estimula um processo cicatricial, ajudando na produção de colágeno e elastina.

3-Ácidos: O tratamento é realizado com aplicação de cremes ou géis à base de ácido retinóico (tretinoína) ou alfa-hidroxi-ácidos (AHA) que aceleram a renovação celular e atua na formação de colágeno novo. Os resultados começam a ser percebidos após uns 3 meses de tratamento e deve ser interrompido se o paciente tiver exposição solar.



4- Peelings Químicos Superficiais: Peelings seriados podem ser realizados, com intervalos semanais, sempre respeitando a irritação da pele do local. O peeling não deverá ser feito se a pele estiver muito irritada, podendo então ser quinzenal. Normalmente são feitas 5 a 10 sessões.

Os peelings provocam uma esfoliação da pele, determinando a melhora das características da mesma, e suavizando a diferença entre a pele com estrias e a pele normal.


Nenhum comentário: