Pesquisar este blog

domingo, 24 de julho de 2011

MELANOSE SOLAR

São lesões de pele chamadas popularmente de manchas senis, pois costumam ser mais freqüentes em pessoas idosas. Entretanto, não são manchas provocadas pela idade e sim pela exposição solar ao longo dos anos ou após queimaduras solares. Atualmente, pela maior intensidade da radiação solar e pelo uso do bronzeamento artificial, essas manchas estão surgindo mais precocemente, com o frequente diagnóstico de lesões iniciais em indivíduos jovens.

As melanoses solares são manchas escuras,de coloração entre castanho e marrom ; de tamanhos diversos, predominantemente nas áreas expostas ao sol, tais como: rosto, antebraços,colo e dorso das mãos. São mais frequentes em pessoas de pele clara !!! 







A radiação ultravioleta provoca um aumento no número e na atividade dos melanócitos, que são as células da pele que produzem o pigmento que dá cor a pele – a melanina.
Apesar de serem lesões benignas, as melanoses solares são um importante marcador de intenso dano actínico (dano solar) na pele. Por isso, indivíduos com grande número de lesões no dorso das mãos, apresentam um maior risco de desenvolver lesões pré-malignas (por exemplo, ceratoses actínicas) e malignas na pele (por exemplo, carcinomas e melanomas).

Muitos pacientes procuram tratamentos para as manchas, pois essas lesões provocam incômodos estéticos nas áreas afetadas.

PREVENÇÃO:


O ideal é prevenir o surgimento ou o agravamento das manchas, com cuidados diários de proteção solar nas áreas continuamente expostas ao sol onde as manchas se manifestam.Não é apenas o sol da praia ou piscina, mas também o sol do dia a dia, que gradualmente vai danificando as células que, no futuro, vão sofrer alterações e dar origem às manchas.
É importante o uso do protetor solar, disponível em alguns cremes hidratantes para as mãos, ou na forma de loção ou spray, para regiões maiores ou com pêlos.

Recentemente, foram desenvolvidos luvas e chapéus confeccionados com tecidos especiais, que barram  a radiação solar e podem ser usados no dia a dia, ao dirigir por exemplo.


Se as melanoses já estão presentes, existem diversos tratamentos para erradicá-las ou, ao menos, amenizá-las.



As principais opções disponíveis de tratamento são as seguintes:


1- Tratamentos tópicos : com cremes contendo ácidos e clareadores: o uso deve ser prolongado e, para melhores resultados, associados a outros tratamentos.

2- Cauterização química:

É a aplicação de ácidos de forma pontuada sobre as lesões cutâneas com a finalidade de provocar destruição dos tecidos. Muito usada para verrugas virais, lesões benignas e pré-malignas e lesões provocadas por dano solar. O procedimento é realizo no consultório médico !

3- Peelings Químicos: devem ser aplicados no consultório médico, após preparo prévio da pele a ser tratada.



4- Crioterapia com nitrogênio líquido:


Processo que utiliza o frio como método terapêutico. O nitrogênio líquido é o agente criogênico mais utilizado para o congelamento das lesões, com temperatura aproximada de 196ºC negativos. É armazenado em um botijão e colocado em um recipiente próprio no momento do tratamento. O procedimento tem como objetivo o congelamento de determinadas lesões, levando à destruição das mesmas com finalidade terapêutica. É indicado para lesões benignas, pré-malignas e malignas.

5- Luz Intensa Pulsada ( LIP ) : necessita de várias sessões para o clareamento das manchas.

Os resultados costumam ser satisfatórios, desde que a técnica seja empregada de forma correta. O exagero na aplicação ou o seu uso incorreto pode deixar manchas claras ou até mesmo cicatrizes residuais. O profissional capacitado para estes tratamentos é o médico dermatologista.



OBS: na presença de manchas consulte o dermatologista para que possa ser excluída, com segurança, a presença concomitante de cânceres de pele.

DICA: proteção solar nas áreas continuamente expostas ao sol seja na praia ou na piscina, e no dia a dia !!!!

Um comentário:

grasi disse...

vcs sao otimos mais e que eu nao acho o mais proximo da minha casa o lip?? vcs podem me dizer?? moro nova iguaçu!!