Para fins médicos, é utilizada uma forma injetável da toxina botulínica purificada. Quando aplicada em pequenas doses, ela bloqueia a liberação de acetilcolina (neurotransmissor responsável por levar as mensagens elétricas do cérebro aos músculos) e, como resultado, o músculo não recebe a mensagem para contrair.
Desta forma, a toxina botulínica interfere seletivamente na capacidade de contração da musculatura e, por isso, as linhas de expressão são suavizadas. Em muitos casos, uma semana após a aplicação elas ficam praticamente invisíveis e os efeitos duram de quatro a seis meses. Após este período, ela pode ser aplicada novamente.
A utilização da toxina botulínica na dermatologia estética/cosmiatria iniciou-se na década de 90, proporcionando uma melhora bastante significativa das rugas de expressão por meio de relaxamento de músculos específicos. É um procedimento que revolucionou o rejuvenescimento facial.
Indicações:
As principais indicações deste procedimento são tratamento das rugas da glabela (entre as sobrancelhas), rugas da testa, "pés-de-galinha" (na área dos olhos), levantamento da sobrancelhas, abertura dos olhos (ocidentalização das orientais), levantamento da ponta do nariz, melhora das rugas em volta dos lábios nos fumantes, levantamento do canto da boca, diminuição do sorriso gengival, diminuição das rugas horizontais do pescoço, diminuição das rugas do V do decote (colo).
A toxina botulínica também pode ser usada no tratamento da hiperidrose (excesso de suor) nas axilas, mãos e pés.
Como é feita a aplicação da toxina botulínica ??
A diluição da substância é feita com soro fisiológico . Cerca de 30 minutos antes da aplicação, a região a ser tratada pode ser anestesiada com cremes específicos ( anestésico tópico ).
A injeção é feita em pontos pré-determinados ( no local onde se quer reduzir as rugas ) através de injeção intramuscular com uma agulha extremamente fina ( do mesmo tipo usado para aplicação de insulina). A maioria dos pacientes relata a dor como totalmente suportável.
Duração do procedimento:
De 20 a 30 minutos
Tempo de recuperação:
É imediato ; o paciente pode retornar às suas atividades após o procedimento. Não deve manipular o local da aplicação para evitar a difusão da toxina para músculos que não sejam o alvo do tratamento e manter posição ereta ( em pé ou sentado ) durante 4hs após o procedimento.
Evitar atividade física por um período de 24 horas.
Alguns pacientes podem ficar com pequenos hematomas no local da aplicação.
Contra-indicações:
1- Mulheres grávidas ou que estão amamentando
2- Pacientes que estão tomando antibióticos aminoglicosídeos
3- Indivíduos com hipersensibilidade conhecida à toxina botulínica
4- Pacientes com infecção ou inflamação no local a ser tratado
Duração do tratamento:
A ação da toxina botulínica inicia-se após cerca de 48 horas da aplicação, atingindo o resultado máximo em até 15 dias. Se necessário alguma complementação, esta deverá ser realizada 20 dias após a aplicação.
A duração desse resultado varia de indivíduo para indivíduo geralmente de 4 a 6 meses.
Observações interessantes:
A toxina botulínica tem também um efeito preventivo de rugas de expressão. Para algumas pode parecer exagero aplicar em pessoas jovens, mas não é. Se a pessoa faz muita mímica facial, o relaxamento temporário dos músculos proporcionados pela toxina botulínica acabam diminuindo a movimentação muscular e, conseqüentemente, perde-se o hábito de contrair partes do rosto responsáveis pelas rugas dinâmicas (de expressão).
INJETE AUTO-ESTIMA EM VOCÊ !!!!!!
Um comentário:
Parabéns, Tati! Desejo-lhe ainda mais sucesso em sua carreira, com o lancamento do seu blog! :) ... e qq hora apareco para umas aplicacoes de botox, q ja devo estar precisando. Bjs!
Postar um comentário