Pesquisar este blog

Carregando...

quinta-feira, 14 de julho de 2011

A PELE MASCULINA




Quando o assunto é pele, há algumas diferenças entre homens e mulheres. Homens costumam ter a pele mais oleosa - o que a torna naturalmente mais hidratada. Isso acontece porque os homens possuem maior secreção das glândulas sebáceas estimulada pela testosterona,o hormônio masculino.
Além disso, o homem passa por um ritmo de envelhecimento mais lento, devido à maior quantidade de produção de fibras de colágeno dérmico, estruturas responsáveis pela firmeza da pele.

O sexo masculino também possui uma camada córnea mais espessa, localizada na epiderme, que age como uma barreira de proteção entre o interior e o exterior do corpo e impede, por exemplo, a perda de água e outros nutrientes.
Existem variações na pele masculina - que podem se diferenciar entre oleosa e seca. Por isso, os produtos cosméticos mais modernos possuem componentes que visam equilibrar a característica mais marcante da pele dos homens, a oleosidade.
Os homens de modo geral não são adeptos da hidratação, principalmente corporal - a não ser em casos específicos, como na ocorrência de pele seca, provocada por fatores externos, como uso de alguns medicamentos, banhos em excesso, exposição solar ou existência de alguma doença, como dermatite, por exemplo.
Mas os fatores externos, como a radiação solar, o clima frio e seco e o  vento, atuam da mesma forma sobre ambos os sexos. E levam igualmente ao envelhecimento precoce e até à ocorrência de câncer de pele.
As vantagens de maior resistência da pele do homem, no entanto, não excluem o tratamento e os cuidados para manter a aparência sempre jovem e saudável. À medida que o homem envelhece, a sua pele torna-se mais ressecada. Daí a necessidade de  criar o hábito de proteger e hidratar rosto e corpo, principalmente durante e depois de se expor ao sol.


Limpeza


Para manter a pele com aparência saudável, é necessário a limpeza diária para remover as células mortas, oleosidade e impurezas.
 
 

Usar apenas água não é o suficiente, é necessário desengordurá-la com um sabonete específico para o rosto, elaborado com substâncias que não irritem nem ressequem a pele.
A pele deve ser limpa 2x ao dia, pela manhã e à noite. A limpeza também é importante para melhorar a  penetração do filtro solar e do tratamento antienvelhecimento.

Homens com a pele oleosa devem usar produtos que regulem a produção sebácea. Podem ser utilizados:


• géis ou loções de limpeza sem óleo
Produtos com excesso de álcool devem ser evitados, pois acabam aumentando a oleosidade da pele (é o chamado "efeito rebote").
Já os homens com pele seca devem preferir  loções de limpeza, que ajudam a manter a aparência saudável da pele sem ressecá-la.


Hidratação

A falta de água (ressecamento) e a diminuição da elasticidade da cútis ocorrem quando há perda de água da camada mais superficial da pele (chamada córnea).



Além disso, com o processo de envelhecimento, o teor de água da pele vai diminuindo. Por isso é comum ver idosos com a pele ressecada. O fumo e outros poluentes também ocasionam maior perda de água.
Uma pele seca e desidratada fica opaca, áspera, sem elasticidade e com tendência a descamação.

Você sabia que a pele masculina também precisa de filtro solar ?


O uso diário do filtro solar num país tropical é importante para prevenir queimaduras, evitar o envelhecimento precoce e o câncer de pele.


A proteção considerada mínima satisfatória é a número 15.
O cuidado diário com a pele passa pela limpeza, hidratação e fotoproteção. Porém a par disto há inúmeros ativos anti-envelhecimento que podem e devem ser utilizados, tais como: ácidos, retinol, antioxidantes e neurocosméticos.


Portanto, deixe o preconceito de lado e renda-se aos benefícios da hidratação e dos produtos anti-envelhecimento.


Nenhum comentário: