Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Fitofotodermatose



O que é a FITOFOTODERMATOSE ???

É uma dermatose manifestada por contato com agentes químicos produzidos ou eliminados por plantas que quando entram em contato com a pele ( esta permanecendo exposta ao sol ), promovem um processo inflamatório e até queimaduras.

As fotodermatoses não são causadas apenas por plantas, mas também por cosméticos e medicações de uso oral que podem provocar sensibilização na pele quando se está exposto aos raios solares.







São determinadas substâncias que mancham a pele ???

Na verdade não é a substância que queima a pele , e sim todo o processo, que, após ser desencadeado, gera na grande maioria das vezes manchas escuras denominadas hipercromias pós-inflamatórias. Ou seja, após um dano e com ausência de uma proteção solar adequada, a pele fica escura.

A reação da substância na pele em contato com o sol varia de pessoa para pessoa ????

O que varia é a intensidade ou o tempo de exposição e o agente causador da agressão. Por exemplo, a folha de figo causa uma queimadura mais grave que o sumo da laranja, porém, se ficar por menos tempo que uma pessoa que entrou em contato com o sumo da laranja, pode-se ter uma reação mais branda.

Que locais do corpo estão mais susceptíveis às manchas ???

As áreas mais atingidas são os membros superiores, porém também é comum o acometimento dos membros inferiores e do abdome.

PREVENÇÃO

Nunca entrar em contato com algumas frutas quando estiver exposto ao sol. São elas: laranja, limão, lima-da-pérsia, tangerina e figo. Se isso não for possível, lavar as mãos ou as outras áreas atingidas com água e sabonete imediatamente e aplicar em seguida o protetor solar.



TRATAMENTO

O tratamento consiste no uso frequente de protetor solar, cremes hidratantes e despigmentantes.

Nenhum comentário: