Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Pitiríase versicolor ("micose de praia", "pano branco")

 
O que é?

Também vulgarmente conhecida como "micose de praia" ou "pano branco", a Pitiríase versicolor é uma micose mas, ao contrário do que se pensa, não é adquirida na praia ou piscina.

O fungo causador da doença habita a pele de todas as pessoas e, em algumas delas, é capaz de se desenvolver provocando as manchas.

Muitas vezes, a doença é percebida poucos dias após a exposição da pele ao sol, porque nas áreas da pele afetadas pela micose, a pele não se bronzeia. Com o bronzeamento da pele ao redor, ficam perceptíveis as áreas mais claras onde está a doença e a pessoa acha que pegou a micose na praia ou piscina. Entretanto, o sol apenas mostrou aonde estava a micose. Vem daí o nome "micose de praia".
 
 
 
 
 
 
Manifestações clínicas

As áreas de pele mais oleosa, como a face, couro cabeludo, pescoço e a porção superior do tronco são as mais frequentemente atingidas.

A doença se manifesta formando manchas claras, acastanhadas ou avermelhadas que se iniciam pequenas e podem se unir formando manchas maiores.

As lesões são recobertas por fina descamação que, às vezes, só é percebida quando se estica a pele. Geralmente, a Pitiríase versicolor é assintomática, mas alguns pacientes podem apresentar coceira.

 
Tratamento

A Pitiriase versicolor é uma micose que responde bem ao tratamento, que pode ser feito com medicamentos de uso via oral (comprimidos) ou local (sabonetes, xampus, locões, sprays ou cremes), dependendo do grau de comprometimento da pele.

Devido a ser causada por um fungo que habita normalmente a pele, é possível a micose voltar a aparecer, mesmo após um tratamento bem sucedido.

Em algumas pessoas, a Pitiríase versicolor pode ocorrer de forma recidivante, voltando a crescer logo após o tratamento. Estes casos exigem cuidados especiais para a prevenção do retorno da doença, cuja orientação deve ser dada pelo médico dermatologista.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Dra! Queria muito q a senhora pudesse esclarecer algumas duvidas pra mim pelo conhecimento q tem,tem 12 meses q apareceu algumas manchinhas no meu corpo:colo,costas e um pouco no rosto e braço,logo quando apareceu marquei uma consulta com a dermatologista MARIAMALIA NEWTON ANDRADE ela olhou e disse q era fungos perguntei p/ ela se havia algum possibilidade de ser vitiligo e ela disse q n tinha chance alguma,então ela passou um creme antifúngico e uma sabonete p/ usar durante 1 mês e retornar,então usei e nada de sair voltei p/ ela e ela passou outro remédio e q eu voltasse com 3 meses,só q resolvir procurar outro medico q foi o GILBERTO RAMALHO FRANCO expliquei tudo pra ele tbm disse o q a outra medica diagnosticou mais ele descordou e disse q era leucordemia solar ,disse p eu ficar tranquila q n era vitiligo e só fez passar um protetor solar fps 50,aí minha mãe marcou p outro médico, pois um dava um diagnostico diferente do outro ai fui p/ mais uma dermatologista FLAVIANNE SOBRAL CARDOSO CHAGAS ela disse q n era leucodermia pelo fato da minha idade q é 26 e dos lugares onde estão as manchinhas pq leucodermia geralmente são nas pernas e braço,aí ele disse q era fungos passou cetoconazol creme,micolamina,cetoconazol comp. só q tomei e nada de resultado voltei p/ pra dizer e perguntei se era vitiligo e ela disse q não era pedi pra ela passar uma biopsia ou exame algo do tipo q pudesse identificar q tipo de fungo é esse e pra eu ficar mais tranquila só q ela n quis fazer e mandou eu continuar o tratamento e voltar daqui a 2 meses...Então fiz mais uma tentativa em outra médica VERA LUCIA BORGES DO NASCIMENTO e ela passou( candoral comp) por 30 dias e outro q n entendi pois pelo q vi na internet e na bula ele serve p/ acne n vi citando q serve p fungos foi (Vitanol A 0,05% CREME) usar à noite em fina camada .....
Então dra Paula,tentei resumir um pouco e queria muuuuito a opinião da senhora do q pode ser,pois já tentei vários médicos um diz uma coisa outro diz outra n sei mais o fazer então peço a senhora humildemente o q a senhora acha,sei q fica dificil pois n está vendo pra dizer algo concreto,mais é pq eu fico angustiada pensando q é vitiligo,alguns conhecidos dizem q as vezes pode ser alguma coisa interna verme entre outras coisas mais só quem pode dizer é um médico só q os q eu fui n passa exame nem nada... Me desculpa o incomodo,ficarei muito grata se a senhora puder dá uma opinião pela grande experiência q tem..

Dra. Tatiana Rodrigues Vieira CRM-PR 19937 disse...

Boa Tarde !!!

Eu gostaria muito de te ajudar,mas preciso te examinar p/ fazer o diagnóstico !

Att

Tatiana