Pesquisar este blog

domingo, 21 de agosto de 2011

CABELO SECO !!!


Os cabelos secos são difíceis de pentear, ásperos, frágeis, sem brilho e, algumas vezes, elétricos. Podem ser assim por razões de hereditariedade, alimentação, exposição ao sol, banhos de mar ou piscina sem proteção, tinturas, permanentes e alisamentos. Todos esses fatores podem causar um ressecamento dos fios.






Cabelo Seco Hereditário :

Existem pessoas que nascem com cabelo seco devido a uma questão hereditária. Filhos de pais e mães que tem cabelo seco tendem e ter cabelo seco também. É comum na infância a criança ter o cabelo normal e com o passar da idade o cabelo ficar seco.

Cabelo Seco devido a alimentações e doenças:

Existem doenças que podem deixar o cabelo mais seco como por ex: o hipotireoidismo. O consumo de determinados alimentos pode ajudar o cabelo a ficar mais saudável e hidratado. O consumo de água é fundamental para deixar os cabelos e a pele hidratada. Existem doenças e tratamentos de saúde que fazem uso de alguns tipos de medicamentos que podem comprometer a saúde do cabelo. No caso dos alimentos e das doenças é fundamental consultar um médico dematologista porque somente ele pode avaliar a situação do seu cabelo e couro cabeludo.

Cabelo Seco devido ao ambiente:

O sol pode deixar seus cabelos mais secos. Da mesma forma que você usa proteção na pele quando vai para a praia precisa usar proteção no cabelo. O mesmo se aplica a uma pessoa que durante o dia faz caminhadas no sol. Quem mora em cidades com clima seco também corre o risco de deixar os cabelos mais secos. Quem mora em regiões de praia também corre o risco de deixar os cabelos mais secos e pode sofrer com a maresia. Existem até casos de pessoas que ficam com o cabelo mais seco devido a água da região onde moram ser rica em cloro. Quem pratica natação e sempre está dentro de uma piscina clorada acaba ficando com o cabelo seco.


Fio de Cabelo Seco

Fio de Cabelo Normal























Cabelo Seco por pintura e alisamentos:

Quando você pinta o cabelo, faz clareamento, permanentes, luzes, aplica produtos químicos no cabelo normalmente removem toda a hidratação natural do cabelo. Quando o procedimento é feito por um profissional ele tende a tomar cuidados com a hidratação para evitar os efeitos negativos. 

Todo cabelo que passa por clareamento ou pintura precisa ser tratado para que não fique seco. O mesmo se aplica ao processo de alisamento que utilizam químicos, secador de cabelo, pranchas e aquecimento.



CUIDADOS COM O CABELO SECO:


 
1-  NÃO lave seu cabelo com água quente. O calor da água faz o cabelo ficar mais seco, remove a hidratação natural do couro cabeludo. Lave seus cabelos com água na temperatura ambiente ou na água morna.

2-  Se você tem o cabelo seco porque nasceu assim ou porque ficou assim precisa de uma constante hidratação. Só lave os cabelos com produtos que possuem hidratante. Verifique no shampoo que você está usando se ele é apropriado para cabelo seco. O mesmo se aplica aos condicionadores.


3- Existem cremes de tratamento para cabelo seco que podem ser  facilmente encontrados em lojas de cosméticos ou salões de beleza. A aplicação deste tipo de produto depende de cada caso,depende do seu estilo de vida. Quem fica muito tempo no sol, pratica esportes ao ar livre, faz natação precisa de cuidados especiais antes e depois de qualquer procedimento que possa deixar seu cabelo mais seco.

4- Antes de ir para a praia ou se for fazer alguma caminhada no sol use uma proteção como boné ou chapéu. Existem produtos especiais para proteção do cabelo contra os efeitos negativos do sol.




5- Nos salões de beleza existem tratamentos de hidratação profunda que fazem uso de produtos de beleza que normalmente só podem ser encontrados em salões. Um cabelereiro profissional é capaz de indicar de quanto em quanto tempo você deve fazer a hidratação do seu cabelo. Se for o caso consulte um dermatologista. Este profissional pode verificar o motivo do ressecamento e que tipo de tratamento é indicado.

6- Cuidado na hora de usar o secador de cabelo. Ele pode piorar a situação de quem tem cabelo seco. Moderação na hora de determinar a temperatura do secador e o tempo de uso. O mesmo se aplica a chapinha e outros equipamentos semelhantes para alisamento de cabelo.


7- Evite pintar o cabelo ou fazer clareamento do cabelo em casa por conta própria. O ideal é procurar um salaão de beleza que tenha profissionais especializados. Eles podem avaliar a situação do seu cabelo e indicar um tratamento de hidratação para que a tintura de cabelo não comprometa a situação atual dos seus fios.

8- Não lave muito os cabelos. Quem tem cabelo seco não pode lavar o cabelo todo dia. Se não suportar ficar muito tempo sem lavar o cabelo lave em dias alternados. Quanto menos você lava o cabelo mais ele fica naturalmente hidratado.

9- Existem alimentos que podem deixar o seu cabelo mais oleoso e que possuem nutrientes que fortalecem o seu cabelo. Consulte o seu dermatologista ou o seu nutricionista para que ele possa avaliar sua dieta e indicar alimentos que fazem bem para a saúde do seu cabelo e couro cabeludo.


10 - Procure recomendação de produtos de boa qualidade indicados por profissionais de beleza. Não faça da sua cabeça um laboratório,não fique testando todo tipo de produto para cabelo seco para ver se dá resultado.


    Cuidado com produtos que você não conhece !!!!




             

Um comentário:

Unknown disse...

Querida, obrigada a visita no meu blog ja estou te seguindo tmb!


Muito legal a materia por sinal, adorei!!!

O cabelo muda muito durante a vida né, engracado!
Que bom q tmb é paciente do Rodolfo (meu herói) rsrsrs!!!
Quem sabe não nos esbarramos um dia no consultório? =)

Beijos