Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Mitos e Verdades sobre Calvície

Alopécia androgenética masculina trata-se basicamente do hormônio masculino agindo sobre a herança genética que condiciona a calvície. É por isso que esse estado se inicia após a puberdade. Em geral,quanto mais severo é o quadro da calvície,mais precocemente ele tem início.

O sintoma clássico começa com a diminuição da velocidade de crescimento dos cabelos na área acometida pela calvície. Eles se tornam mais finos,claros e até mesmo mais lisos. Pode ocorrer queda,porém o mais frequente é haver um afinamento progressivo dos fios, que acaba evoluindo para calvície.

GRAUS DE CALVÍCIE

Geralmente ela começa pelas entradas,com um afinamento dos fios de cabelo. Por fim,ocorre a queda progressiva e a substituição deles por outros cada vez mais finos, até chegar a uma fina penugem.






ALOPÉCIA ANDROGENÉTICA FEMININA

Normalmente, o quadro clínico se desenvolve com um afinamento progressivo dos cabelos na região frontal do couro cabeludo. Em determinado ponto, compromete a sua densidade,seguido de afinamento e redução de volume, conferindo a eles um aspecto "ralo e transparente". Em casos extremos,pode evoluir para calvície.

Como característica marcante,ela preserva o cabelo da região posterior da cabeça,acima da nuca (região occipital). Outra particularidade é a sua maior incidência em duas faixas etárias distintas: logo após a adolescência e depois da menopausa. Frequentemente,existe um histórico familiar.






MITOS E VERDADES SOBRE A CALVÍCIE


1- Lavar os cabelos todos os dias apodrece a raiz e aumenta a queda ?????

MITO. O que ocorre é que,com a lavagem,os fios que já estão na fase de queda irão se desprender mais facilmente. Entretanto eles cairiam de qualquer jeito.

2- Cortar os cabelos regularmente evita a queda ?????

MITO. Manter o cabelo curto melhora o visual,porém não influencia na queda. O truque é que,na base, os fios são levemente mais espessos do que na ponta,por isso podem parecer temporariamente mais volumosos após o corte.

3- A caspa favorece a queda ????

MITO. Ela pode ser coadjuvante da queda,mas não a desencadeadora. A caspa também pode indicar certo desequilíbrio do PH do couro cabeludo,causado por xampus mais agressivos, estresse e má alimentação.

4- O uso frequente de tintura induz a queda de cabelo ????

MITO. O uso de tintura afeta apenas a haste do fio,não interfere na raiz do cabelo,responsável pelo seu crescimento.

5- Usar boné faz cair os cabelos ????

MITO. O uso do boné não faz cair os cabelos,todavia,em algumas pessoas que não o tiram da cabeça por muito tempo,pode agravar doenças como a dermatite seborréica ( caspa ), que favorece a queda.

6- Condicionador pode causar queda de cabelo ????

MITO. O condicionador não causa queda de cabelo. No entanto,o ideal é que ele seja utilizado apenas nas pontas, pois pode agravar a dermatite seborréica.

7- Calvície tem tratamento ????

VERDADE. Quanto mais cedo começar o tratamento contra a calvície, melhor será o resultado. Fale com o seu dermatologista e ele saberá o tratamento mais adequado para você !!!!












Nenhum comentário: