Queimadura Solar
A queimadura solar ocorre geralmente após a exposição solar, principalmente em pessoas de pele clara. O uso de protetor solar e a adoção de algumas medidas preventivas importantes é recomendada para toda a população. As queimaduras de sol podem ser muito prejudiciais à saúde.
A causa mais freqüente da queimadura solar é a exposição excessiva e/ou mal protegida aos raios ultravioletas do sol (UVA e UVB).
Algumas pessoas correm mais riscos do que outras, como as crianças (que possuem uma pele muito sensível) e as pessoas com pele clara (loiras ou ruivas).
É importante saber que a intensidade do sol pode aumentar em 30% na praia ou na montanha, devido ao aumento da reflexão solar sobre a areia, a água e a neve. É, portanto, necessário ampliar ainda mais a proteção nestes lugares.
Determinados medicamentos, em especial as tetraciclinas (doxiciclina, minociclina,...), uma classe de antibióticos utilizada com freqüência em caso de problemas de acne podem favorecer o aparecimento das queimaduras de sol, pois deixam a pele mais sensível. Falamos em fotossensibilidade. Evite a exposição solar se estiver tomando estas medicações.
Após uma exposição muito intensa ao sol, a pele (mais precisamente a epiderme) fica vermelha e podem ocorrer algumas irritações (coceira, ardência e em casos mais sérios até formação de bolhas).
Esta primeira fase dura normalmente dois ou três dias, após esse período, a vermelhidão desaparece e a pele começa a ressecar e descamar.
É importante observar que apesar de o bronzeado estar na moda hoje em dia, o excesso de exposição ao sol estraga e envelhece precocemente a pele.
É importante observar que apesar de o bronzeado estar na moda hoje em dia, o excesso de exposição ao sol estraga e envelhece precocemente a pele.
Em um longo prazo, após muita exposição solar é possível desenvolver um
câncer de pele.
Prevenção :
1- O protetor solar deve ser aplicado no rosto e no corpo todo 30 minutos antes da exposição solar. Use no mínimo FPS 30 !
2- A reaplicação do protetor deve ser feita a cada duas horas. É importante evitar se expor ao sol nos períodos em que os raios ultravioletas estiverem mais fortes (entre 10hs e 16hs).
2- A reaplicação do protetor deve ser feita a cada duas horas. É importante evitar se expor ao sol nos períodos em que os raios ultravioletas estiverem mais fortes (entre 10hs e 16hs).
3- Não esqueça de aplicar o protetor solar na orelha,dorso dos pés !
Os cuidados a serem tomados após a queimadura solar vão depender da intensidade do acometimento, tanto em extensão como em relação à profundidade atingida na pele:
- Se o quadro se resumir à presença de eritema (vermelhidão), sem outros sintomas, a queimadura foi superficial , devemos promover uma boa hidratação da pele, tanto através da ingestão de líquidos como a utilização de cremes e loções cremosas aplicadas ao corpo, após banhos não quentes e restringindo a utilização de sabonetes.
- Quando, além do eritema, a queimadura for acompanhada de vesículas e bolhas, ardor, ou mesmo dor, calafrios, às vezes febre, pela intensidade, extensão e profundidade atingida, recomendamos de início os mesmos cuidados anteriores, devendo evitar a manipulação das bolhas e procurar a orientação do dermatologista, com a finalidade de se evitar a possibilidade de desidratação, o aparecimento de infecção bacteriana, seqüelas de manchas e cicatrizes na pele.
Aproveite o verão,mas não esqueça do seu AMIGO protetor solar !
Cuide-se !!!