Pesquisar este blog

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Esmalte Hipoalergênico


A maioria de nós mulheres  já ouviu falar sobre os esmaltes hipoalergênicos. Você sabe o que eles são e por que foram criados? Tem dúvidas? Então continue lendo....

Algumas mulheres tem alergia a substâncias presentes no esmaltes comuns, que são o formaldeído e tolueno. A alergia causa coceira, descamação e vermelhidão principalmente nas pálpebras. Às vezes também acontece ao redor do pescoço, com coceira, e até mesmo nas mãos, em volta das unhas.



Os esmaltes hipoalergêncios são menos agressivos as unhas, pois são livre de substâncias tóxicas como benzeno, tolueno e formaldeído. São destinados a diminuir o possível surgimento de alergias.

Geralmente, o que causa a reação alérgica é o formaldeído, presente na resina, esta tem como função dar aderência e durabilidade ao produto. E também o tolueno, uma espécie de solvente mais barato da fórmula tradicional dos esmaltes.




Nos Estados Unidos e Canadá, além de países europeus, o formaldeído é proibido de ser usado na composição, por isso muita gente costumava comprar produtos de marcas importadas.



Hoje em dia, os esmaltes nacionais já possuem opções antialérgicas, entretanto, com menos variedades de cores. Às vezes, mesmo esse esmalte ainda causa alergias. É comum porque alguns esmaltes antialérgicos possuem menos tolueno que o comum, mas ainda o possui, então, quem é mais sensível desenvolve a reação da mesma forma. Ou ainda o formaldeído e o tolueno são substituídos por outra resina que a pessoa é alérgica. Os esmaltes antialérgicos  não têm cores vibrantes e sua fixação é menor justamente por conter menos tolueno, componente responsável por manter a cor.





Quando não se sabe ao certo a substância na qual se tem alergia, o mais indicado é fazer um teste de contato. Nós expomos a pele do dorso a diversas substâncias com potencial alergênico, em média 35. No chamado patch test, as substâncias são coladas à pele através de um adesivo.Após 48 horas ele é retirado e fazemos a primeira leitura (observa-se se em algum local ocorreu a reação alérgica e a qual substância esta reação corresponde). A segunda leitura é feita após 96 horas. O teste dá positivo, quando aparece vermelhidão, inchaço e até vesículas no local de determinada substância.

A pessoa alérgica deve testar esmaltes hipoalergênicos e observar quais deles são os melhores. Quem já convive com a alergia costuma usar alguns truquezinhos para usar esmaltes comuns, com mais opção de cores. Um deles é passar esmalte antialérgico e por cima um esmalte comum. Este procedimento não é recomendado, pois os componentes dos esmaltes irão se fundir e tolueno irá entrar em contato com a pele da mesma maneira.






Antes de concluir por conta própria que a alergia acontece realmente por conta do esmalte é sempre indicado buscar o diagnóstico de um profissional e nunca apelar para a automedicação. Depois de ter certeza, não se esqueça de incluir no seu kit várias opções de esmaltes hipoalergêncios e acima de tudo sempre pedir a sua manicure utensílios esterelizados, na dúvida leve sempre os seus próprios instrumentos: alicate, palito e lixa.

Nenhum comentário: