Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Pitiríase versicolor ("micose de praia", "pano branco")

 
O que é?

Também vulgarmente conhecida como "micose de praia" ou "pano branco", a Pitiríase versicolor é uma micose mas, ao contrário do que se pensa, não é adquirida na praia ou piscina.

O fungo causador da doença habita a pele de todas as pessoas e, em algumas delas, é capaz de se desenvolver provocando as manchas.

Muitas vezes, a doença é percebida poucos dias após a exposição da pele ao sol, porque nas áreas da pele afetadas pela micose, a pele não se bronzeia. Com o bronzeamento da pele ao redor, ficam perceptíveis as áreas mais claras onde está a doença e a pessoa acha que pegou a micose na praia ou piscina. Entretanto, o sol apenas mostrou aonde estava a micose. Vem daí o nome "micose de praia".
 
 
 
 
 
 
Manifestações clínicas

As áreas de pele mais oleosa, como a face, couro cabeludo, pescoço e a porção superior do tronco são as mais frequentemente atingidas.

A doença se manifesta formando manchas claras, acastanhadas ou avermelhadas que se iniciam pequenas e podem se unir formando manchas maiores.

As lesões são recobertas por fina descamação que, às vezes, só é percebida quando se estica a pele. Geralmente, a Pitiríase versicolor é assintomática, mas alguns pacientes podem apresentar coceira.

 
Tratamento

A Pitiriase versicolor é uma micose que responde bem ao tratamento, que pode ser feito com medicamentos de uso via oral (comprimidos) ou local (sabonetes, xampus, locões, sprays ou cremes), dependendo do grau de comprometimento da pele.

Devido a ser causada por um fungo que habita normalmente a pele, é possível a micose voltar a aparecer, mesmo após um tratamento bem sucedido.

Em algumas pessoas, a Pitiríase versicolor pode ocorrer de forma recidivante, voltando a crescer logo após o tratamento. Estes casos exigem cuidados especiais para a prevenção do retorno da doença, cuja orientação deve ser dada pelo médico dermatologista.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Praia é bom, mas sol demais…

 
Nessa época, os casos de queimadura aumentam nos hospitais da cidade. O Hospital Municipal Pedro II atendeu só nesta semana cinco casos. “Um dos pacientes chegou a ter queimadura de 2º grau nas costas e nas pernas porque usou aqueles bronzeadores caseiros que são terríveis à saúde”, disse a médica Bianca Ohana, chefe do Centro de Tratamento de Queimados do Pedro II.

Para o dermatologista Mário Chaves, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é inaceitável que ainda hoje, no século 21, isso ainda aconteça com regularidade. “É impressionante como as pessoas, apesar de tanta informação, ainda cometam esse crime contra a sua própria saúde”, adverte.

No caso de crianças e idosos, os cuidados devem ser ainda maiores. Além de não pegar o sol mais forte, entre 10h e 15h, devem usar bloqueador solar 50 e se hidratar de hora em hora.
 
 
 
 
 
Proteja-se das queimaduras

- Mesmo com filtro solar, é importante a pessoa se proteger usando chapéu, óculos escuros e barraca;
- Usar protetor solar fator 30, pelo menos. Reaplicar a cada duas horas ou quando for à agua;
- No rosto, onde a pele é mais sensível, deve ser usado um protetor específico. O mais indicado é o fator 50;
- Evitar os bronzeadores caseiros, responsáveis pelas queimaduras solares mais graves;
- É importante beber bastante líquido (água, água de coco, suco de fruta, mate) para hidratar a pele;
- Evitar o sol entre 10h e 15h;
- Em caso de queimadura, irrigar o local com água corrente ou soro fisiológico e procurar atendimento médico;
- Nunca aplicar produtos como borra de café, manteiga, pasta de dente, pasta d’água, batata. Ao contrário da crença popular, só pioram a situação, pois grudam na queimadura e precisam ser removidos.

“É impressionante como as pessoas, apesar de tanta informação, ainda cometam esse crime contra a sua própria saúde”



Fonte: O Dia Online


 


Notícia publicada em: 4/1/2013

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Protetor Solar



Já comprou o seu protetor solar ???????

Recomeçar - 2013








Não importa onde você parou...
 Em que momento da vida você cansou... O que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar"

Recomeçar e dar uma nova chance a si mesmo... renovar as esperanças na vida e o mais importante... Acreditar em você de novo.

Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado...

Chorou muito? Foi limpeza da alma...

Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia...

Sentiu-se só por diversas vezes? E por que fechaste a porta até para os anjos...

Acreditou que tudo estava perdido? Era o inicio da tua melhora...

Pois ... Agora
é hora de reiniciar... De pensar na luz... De encontrar prazer nas coisas simples de novo.

Um novo curso... Ou aquele velho desejo de aprender a pintar... Desenhar... Dominar o computador... Ou qualquer outra coisa...

Olha quanto desafio... Quanta coisa nova nesse mundo de meu Deus te esperando.

Tá se sentindo sozinho? Besteira... Tem tanta gente que você
 afastou com o seu "período de isolamento"... Tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu para "chegar" perto de você.

Quando nos trancamos na tristeza... Nem nós mesmos nos suportamos... Ficamos horríveis... O mal humor vai comendo nosso fígado... Até a boca fica amarga.

Recomeçar... Hoje um bom dia para comecar novos desafios.
Onde você quer chegar ? Ir alto... Sonhe alto... Queira o melhor do melhor... Queira coisas boas para a vida... Pensando assim trazemos pra nós aquilo que desejamos... Se pensamos pequeno... Coisas pequenas teremos... Já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor... O melhor vai se instalar na nossa vida.
E é hoje o dia da faxina mental... Joga fora tudo que te prende ao passado... Ao mundinho de coisas tristes... Fotos... Peças de roupa, papel de bala... Ingressos de cinema, bilhetes de viagens... E toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados... Jogue tudo fora... Mas principalmente.... Esvazie seu coração... Fique pronto para a vida... Para um novo amor...
Lembre-se, somos apaixonáveis... Somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes...

Afinal de contas...

Nós somos o "Amor"...


(Paulo Roberto Gaefke)