Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Dicas valiosas para os seus cabelos


Fonte : Instituto Protetores da Pele


[Dra. Maria Fernanda Gavazzoni]

Xampus, condicionadores e cremes


O couro cabeludo deve ser lavado com xampu todos os dias. O xampu de boa marca deve conter silicones e deve ser aplicado sobre a pele do couro cabeludo e massageado levemente. O enxágue deve ser máximo e, em seguida, o excesso de água deve ser secado com uma toalha. A aplicação do condicionador será feita nos fios úmidos, mas não encharcados. Evita-se a aplicação sobre o couro cabeludo. O creme deve ser aplicado nos fios. Deixar por 3 minutos e em seguida, enxaguar completamente sem deixar resíduo.

A máscara de tratamento hidratante deve ser aplicada a cada 1 ou 2 semanas, dependendo se o cabelo é quimicamente tratado ou não. Pessoas que possuem cabelos muito danificados podem aplicar máscaras de tratamento mais de 1 vez por semana, porém todo o produto deverá ser retirado no enxágue.

Quem tem o cabelo muito volumoso e gosta de usar leave-in nos fios úmidos deve usar xampu anti-resíduo a cada 15 dias para não tornar os fios endurecidos e com tendência a embaraçar. Neste dia, aplicar a máscara de tratamento após o xampu.





Penteando


Evitar pentear os cabelos com pente de plástico. Melhor usar os pentes de madeira ou escovas tipo prancha, dependendo se o cabelo é crespo ou naturalmente liso. O cabelo deve ser desembaraçado ainda seco, pois quando molhado, ele fica menos resistente e pode se quebrar com mais facilidade.

Caso haja nós difíceis de desatar, aplicar um creme leave-in para diminuir o atrito entre os fios. Antes de pentear, os cabelos longos ou volumosos devem ser divididos em mechas que devem ser desembaraçadas uma a uma e com paciência e cuidado.


Secadores e chapinhas


As usuárias de secadores e chapinhas devem tomar quais tipos de cuidados antes da transformação com esses aparelhos. Cremes com proteção térmica são importantes nesse momento porque são à base de silicone. O silicone faz o efeito filme envolvendo cada fio individualmente e dissipando o calor do secador para evitar que a água de dentro da fibra ferva e provoque a formação de bolhas.

Os cabelos devem secar naturalmente antes de serem submetidos à secagem com o secador. Nunca se deve aplicar o secador ou a chapinha nos fios muito molhados, pois a água de dentro dos fios ferve e borbulha, provocando bolhas que explodem na superfície da haste. Nunca dormir com os cabelos molhados!


Alisamento


Se a opção for alisar os cabelos, atenção para a utilização de produtos que não fazem mal à saúde. Diga NÃO às escovas progressivas que podem causar câncer. Escovas progressivas são prejudicais à saúde e proibidas pela ANVISA. Os alisamentos químicos só podem ser feitos quando à base de tioglicolato de amônia, guanidina e hidróxido de sódio ou lítio.

Antes de alisar os cabelos tenha em mente que os cabelos quimicamente alisados ficam mais oleosos porque a gordura do couro cabeludo se difunde mais facilmente sobre a haste do pelo quando esta é lisa. Por isso, ainda é mais importante a higienização freqüente com xampus adequados que mantenham a hidratação natural do cabelo. É interessante realizar a hidratação noturna com produtos que atuem durante o sono, protegendo os cabelos contra o atrito, uma das maiores causas de fragilização do fio.

Outra dica para quem quer passar dos cachos para o visual lisíssimo é que ocorrerá diminuição do volume total dos cabelos. Muitas pessoas com cabelos crespos ou ondulados possuem, na verdade, pouco cabelo. Ao natural as ondulações disfarçam esta rarefação, mas o alisamento revela um couro cabeludo aparente, realçando o efeito de pouco volume. Analise bem o seu tipo de cabelo antes de decidir!

O registro da ANVISA para alisantes de cabelo deve SEMPRE ter de 9 a 13 dígitos, começando pelo o número 2. Verifique na embalagem antes de se submeter ao tratamento!