Pesquisar este blog

domingo, 31 de julho de 2011

LASER PARA DEPILAÇÃO

Como o LASER funciona?

Ele elimina o pêlo porque a sua energia, em forma de luz, é atraída e captada pela melanina, pigmento presente na haste do fio e responsável pela sua coloração. Essa energia térmica destrói ou retarda a capacidade do folículo produzir um novo fio. Os pêlos que não são eliminados na hora crescem lentamente, mais claros e finos.Quanto mais escuro o pêlo, melhor ou resultado com o laser.



A aplicação dói ?

Depende. Se você agüenta firme a cera, não vai sofrer tanto assim com o laser. Mas saiba que há, sim, um desconforto em cada disparo. A sensação de ardência varia conforme a sensibilidade de cada mulher, a área que está sendo depilada, o nível de stress e até o período do ciclo menstrual.Quanto mais fina e sensível for a pele, maior é a sensação de desconforto.O uso de anestésicos tópicos  tornam as sessões menos doloridas — principalmente em áreas mais sensíveis, como o buço, ou em sessões longas.



Como fica a pele após a primeira sessão?

O local fica quente e vermelho. O incômodo dura de duas a quatro horas em média e, posteriormente, algumas áreas podem escurecer um pouco e formar crostinhas, que desaparecem em questão de poucos dias.

Para quais áreas o laser é mais indicado?

Todas as áreas do corpo respondem bem a ele.



Qual o número mínimo de sessões? Por quê?

O tratamento dura seis sessões, em média. A cada aplicação, muitos dos folículos pilosos são destruídos, não produzindo mais pêlos, enquanto outros são danificados, permitindo que os fios voltem a nascer. A cada sessão adicional, os pêlos vão diminuindo e, depois de quatro a seis aplicações, restarão apenas alguns na área tratada.

Se eu tiver poucos pêlos, posso eliminá-los em uma só sessão?


Não. O pêlo só é destruído durante a fase de crescimento. Mesmo em uma área com poucos fios, parte estará crescendo, parte em repouso. As sessões são realizadas em média a cada 30 dias para que possam atingir os pêlos nas duas fases. Após a primeira sessão do laser, os resultados já são visíveis e, ao final das seis sessões restarão apenas alguns na área tratada.




Que cuidados devo ter antes e depois da sessão?

O ideal é ficar pelo menos três semanas sem tomar  sol antes de começar o tratamento.Depois de cada sessão, é comum a aplicação de um gel calmante ainda na clínica. Evite calor ou transpiração intensos e sol no local. No caso de ardência ou queimação, faça compressas geladas por 30 minutos
Há algum perigo no uso do laser?
Sim. Se a intensidade do aparelho não for bem calculada, podem ocorrer queimaduras de segundo grau, formação de bolhas em alguns pontos ou ainda o escurecimento temporário da região afetada. Por isso mesmo, o ideal é que a primeira sessão seja bem leve, numa baixa graduação do aparelho. Assim, o profissional pode avaliar a pele. Dependendo do tipo de laser utilizado, se você tomar sol diretamente na área depilada nos primeiros dias após a sessão, corre o risco de manchar.


As negras correm mais risco de ter manchas?

Depende. Apesar de o laser ser atraído pela cor e de as negras possuírem maior quantidade de melanina (substância que dá o tom à pele), os aparelhos modernos, como o Soprano XL e o Light Sheer, apresentam um mecanismo de regulagem do comprimento e da intensidade da luz. Isso permite que mulheres de pele morena ou negra possam fazer a depilação sem o risco de manchar.
Como vou saber qual é o melhor tipo de laser?

No Brasil, a maioria das clínicas trabalha com o Soprano XL, Light Sheer e Light Sheer Duet ambos de diodo, que podem ser usados em todos os tipos de pele. Mas existem ainda o laser de Alexandrite e a Luz intensa pulsada. Só o médico especialista sabe o que é melhor para você.

Laser é igual a luz pulsada intensa?
Não exatamente. O resultado e o princípio de destruição do pêlo são os mesmos, mas a operacão é diferente. A luz pulsada — diferentemente do laser — tem um comprimento de onda luminosa específico para reduzir o folículo de forma gradual. Por ser mais suave, pode ser usada em peles morenas, negras e asiáticas, em qualquer coloração de pêlo (loiro, castanho, ruivo ou preto) e no corpo todo. A grande desvantagem é que o tratamento com a luz pulsada é um pouco mais demorado: exige, em média, duas ou três sessões a mais do que o laser.

Se eu usar descolorante, o laser não funciona?

Há controvérsias. Alguns profissionais liberam o uso, já que a descoloração é apenas na parte externa do pêlo. Outros afirmam que o descolorante prejudica a ação do laser. Na dúvida, é melhor manter o fio escuro antes de cada sessão.
A depilação é para sempre?
Não. Nenhum laser proporciona depilação definitiva, já que alguns podem voltar a nascer após algum tempo. É necessária uma manutenção anual, para o pêlo mais teimoso que possa surgir . Porém a associação da técnica certa com um bom profissional e um aparelho qualificado para o tipo de pele garante depilações duradouras.
Durante o tratamento, posso me depilar?

A depilação com cera quente ou fria, pinça ou eletrólise deve ser EVITADA por entre quatro e seis semanas antes e durante o tratamento a laser. O uso de lâminas e cremes depilatórios é permitido porque esses procedimentos preservam a estrutura do pêlo, mantendo sua haste intacta no folículo.

domingo, 24 de julho de 2011

MELANOSE SOLAR

São lesões de pele chamadas popularmente de manchas senis, pois costumam ser mais freqüentes em pessoas idosas. Entretanto, não são manchas provocadas pela idade e sim pela exposição solar ao longo dos anos ou após queimaduras solares. Atualmente, pela maior intensidade da radiação solar e pelo uso do bronzeamento artificial, essas manchas estão surgindo mais precocemente, com o frequente diagnóstico de lesões iniciais em indivíduos jovens.

As melanoses solares são manchas escuras,de coloração entre castanho e marrom ; de tamanhos diversos, predominantemente nas áreas expostas ao sol, tais como: rosto, antebraços,colo e dorso das mãos. São mais frequentes em pessoas de pele clara !!! 







A radiação ultravioleta provoca um aumento no número e na atividade dos melanócitos, que são as células da pele que produzem o pigmento que dá cor a pele – a melanina.
Apesar de serem lesões benignas, as melanoses solares são um importante marcador de intenso dano actínico (dano solar) na pele. Por isso, indivíduos com grande número de lesões no dorso das mãos, apresentam um maior risco de desenvolver lesões pré-malignas (por exemplo, ceratoses actínicas) e malignas na pele (por exemplo, carcinomas e melanomas).

Muitos pacientes procuram tratamentos para as manchas, pois essas lesões provocam incômodos estéticos nas áreas afetadas.

PREVENÇÃO:


O ideal é prevenir o surgimento ou o agravamento das manchas, com cuidados diários de proteção solar nas áreas continuamente expostas ao sol onde as manchas se manifestam.Não é apenas o sol da praia ou piscina, mas também o sol do dia a dia, que gradualmente vai danificando as células que, no futuro, vão sofrer alterações e dar origem às manchas.
É importante o uso do protetor solar, disponível em alguns cremes hidratantes para as mãos, ou na forma de loção ou spray, para regiões maiores ou com pêlos.

Recentemente, foram desenvolvidos luvas e chapéus confeccionados com tecidos especiais, que barram  a radiação solar e podem ser usados no dia a dia, ao dirigir por exemplo.


Se as melanoses já estão presentes, existem diversos tratamentos para erradicá-las ou, ao menos, amenizá-las.



As principais opções disponíveis de tratamento são as seguintes:


1- Tratamentos tópicos : com cremes contendo ácidos e clareadores: o uso deve ser prolongado e, para melhores resultados, associados a outros tratamentos.

2- Cauterização química:

É a aplicação de ácidos de forma pontuada sobre as lesões cutâneas com a finalidade de provocar destruição dos tecidos. Muito usada para verrugas virais, lesões benignas e pré-malignas e lesões provocadas por dano solar. O procedimento é realizo no consultório médico !

3- Peelings Químicos: devem ser aplicados no consultório médico, após preparo prévio da pele a ser tratada.



4- Crioterapia com nitrogênio líquido:


Processo que utiliza o frio como método terapêutico. O nitrogênio líquido é o agente criogênico mais utilizado para o congelamento das lesões, com temperatura aproximada de 196ºC negativos. É armazenado em um botijão e colocado em um recipiente próprio no momento do tratamento. O procedimento tem como objetivo o congelamento de determinadas lesões, levando à destruição das mesmas com finalidade terapêutica. É indicado para lesões benignas, pré-malignas e malignas.

5- Luz Intensa Pulsada ( LIP ) : necessita de várias sessões para o clareamento das manchas.

Os resultados costumam ser satisfatórios, desde que a técnica seja empregada de forma correta. O exagero na aplicação ou o seu uso incorreto pode deixar manchas claras ou até mesmo cicatrizes residuais. O profissional capacitado para estes tratamentos é o médico dermatologista.



OBS: na presença de manchas consulte o dermatologista para que possa ser excluída, com segurança, a presença concomitante de cânceres de pele.

DICA: proteção solar nas áreas continuamente expostas ao sol seja na praia ou na piscina, e no dia a dia !!!!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

UNHAS FRÁGEIS

As unhas são lâminas feitas de uma proteína chamada queratina. É comum, principalmente em mulheres, ficarem frágeis, descamarem e quebrarem. Só quem sofre com isso sabe como incomoda; é difícil deixar a unha crescer, o esmalte descama, é um transtorno.






Em muitos casos, o problema acontece por ressecamento das unhas. Assim como a pele, as unhas também precisam de hidratação para se manterem bonitas. Removedores de esmaltes, principalmente à base de acetona, ressecam as unhas. Traumas repetitivos, como digitação, podem fragilizá-las. E, dependendo do seu trabalho, a culpa pode ser o excesso de exposição a produtos químicos.


Se suas unhas estão ressecadas, use cremes hidratantes específicos. Existem produtos prontos ou, se você preferir, seu dermatologista pode receitar uma formulação individualizada. O hidratante para unhas deve ser aplicado no mínimo duas vezes ao dia, e as unhas devem estar sem esmalte para que haja boa absorção do produto.






Depois de algumas semanas de tratamento você já pode usar o esmalte que quiser. É interessante tirar o esmalte um ou dois dias antes de pintar novamente suas unhas. Nesses dias, você aproveita para hidratá-las. Prefira removedores de esmalte sem acetona, que são menos agressivos.
Outro cuidado: excesso de água e sabão resseca a pele e as unhas. Assim, se é você quem faz o serviço de casa, use luvas quando for mexer com água e detergente.






Algumas verdades:



– Existem evidências de que o uso de biotina (vitamina do complexo B)  fortalece unhas. Pergunte a seu dermatologista se isso poderia ser indicado a você.




– Dieta rica em cálcio não fortalece as unhas. A queratina não é feita a partir de cálcio. O cálcio tampouco ajuda a unir as fibras de queratina.


– Suplementos de gelatina não fortificam as unhas. A gelatina é degradada no nosso sistema digestivo. Ela não se transforma em queratina e não é transferida diretamente para nossas unhas.


– Em alguns casos, unhas frágeis são uma questão genética. Nesse caso, o tratamento não modificará a estrutura da unha. Mas existem esmaltes endurecedores, que deixam a unha mais resistente enquanto você estiver usando o produto.


– A fragilidade das unhas pode sinalizar que algo não vai bem com a saúde. Pode ser sinal de micose, que é uma infecção por fungos. Ou pode sinalizar problemas na tireóide, diabetes, problemas circulatórios ou anemia. Doenças dermatológicas (como psoríase ou outras) também causam unhas frágeis. Por isso, se suas unhas não crescem como deveriam, procure um dermatologista. Ele saberá diagnosticar o seu caso e indicar o melhor tratamento para você.











sábado, 16 de julho de 2011

TOXINA BOTULÍNICA

A toxina botulínica  é uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Para que seja utilizada como medicamento a toxina precisa ser isolada,purificada e estabilizada.

                    

Para fins médicos, é utilizada uma forma injetável da toxina botulínica purificada. Quando aplicada em pequenas doses, ela bloqueia a liberação de acetilcolina (neurotransmissor responsável por levar as mensagens elétricas do cérebro aos músculos) e, como resultado, o músculo não recebe a mensagem para contrair.
Desta forma, a toxina botulínica interfere seletivamente na capacidade de contração da musculatura e, por isso, as linhas de expressão são suavizadas. Em muitos casos, uma semana após a aplicação elas ficam praticamente invisíveis e os efeitos duram de quatro a seis meses. Após este período, ela pode ser aplicada novamente.

A utilização da toxina botulínica na dermatologia estética/cosmiatria iniciou-se na década de 90, proporcionando uma melhora bastante significativa das rugas de expressão por meio de relaxamento de músculos específicos. É um procedimento que revolucionou o rejuvenescimento facial.



Indicações:


As principais indicações deste procedimento são tratamento das rugas da glabela (entre as sobrancelhas), rugas da testa, "pés-de-galinha" (na área dos olhos), levantamento da sobrancelhas, abertura dos olhos (ocidentalização das orientais), levantamento da ponta do nariz, melhora das rugas em volta dos lábios nos fumantes, levantamento do canto da boca, diminuição do sorriso gengival, diminuição das rugas horizontais do pescoço, diminuição das rugas do V do decote (colo).

A toxina botulínica também pode ser usada no tratamento da hiperidrose (excesso de suor) nas axilas, mãos e pés.






Como é feita a aplicação da toxina botulínica ??


 
É feita no consultório do médico com o paciente sentado ou semi-sentado. Todo material para aplicação do produto é descartável (seringas, luvas, gazes).

A diluição da substância é feita com soro fisiológico . Cerca de 30 minutos antes da aplicação, a região a ser tratada pode ser anestesiada com cremes específicos ( anestésico tópico ).

A injeção é feita em  pontos pré-determinados ( no local onde se quer reduzir as rugas ) através de injeção intramuscular com uma agulha extremamente fina ( do mesmo tipo usado para aplicação de insulina). A maioria dos pacientes relata a dor como totalmente suportável.







As mulheres representam o público que mais procura o procedimento, mas a preferência dos homens também cresce de forma interessante (90% mulheres e 10% homens). A faixa de idade em que se concentrou o maior número de tratamentos compreende pessoas entre 35 e 50 anos, seguido pelas pessoas entre 19 e 34 anos e por último, menos de 18 anos.


Duração do procedimento:


De 20 a 30 minutos


Tempo de recuperação:



É imediato ; o paciente pode retornar às suas atividades após o procedimento. Não deve  manipular o local da aplicação para evitar a difusão da toxina para músculos que não sejam o alvo do tratamento e manter posição ereta ( em pé ou sentado ) durante 4hs após o procedimento.
Evitar atividade física por um período de 24 horas.
Alguns pacientes podem ficar com pequenos hematomas no local da aplicação.


Contra-indicações:


1- Mulheres grávidas ou que estão amamentando

2- Pacientes que estão tomando antibióticos aminoglicosídeos

3- Indivíduos com hipersensibilidade conhecida à toxina botulínica

4- Pacientes com infecção ou inflamação no local a ser tratado



Duração do tratamento:


A ação da toxina botulínica inicia-se após cerca de 48 horas da aplicação, atingindo o resultado máximo em até 15 dias. Se necessário alguma complementação, esta deverá ser realizada 20 dias após a aplicação.
A duração desse resultado  varia de indivíduo para indivíduo geralmente de 4 a 6 meses.

Observações interessantes:


A toxina botulínica tem também um efeito preventivo de rugas de expressão. Para algumas pode parecer exagero aplicar em pessoas jovens, mas não é. Se a pessoa faz muita mímica facial, o relaxamento temporário dos músculos proporcionados pela toxina botulínica acabam diminuindo a movimentação muscular e, conseqüentemente, perde-se o hábito de contrair partes do rosto responsáveis pelas rugas dinâmicas (de expressão).




INJETE AUTO-ESTIMA EM VOCÊ !!!!!!









quinta-feira, 14 de julho de 2011

A PELE MASCULINA




Quando o assunto é pele, há algumas diferenças entre homens e mulheres. Homens costumam ter a pele mais oleosa - o que a torna naturalmente mais hidratada. Isso acontece porque os homens possuem maior secreção das glândulas sebáceas estimulada pela testosterona,o hormônio masculino.
Além disso, o homem passa por um ritmo de envelhecimento mais lento, devido à maior quantidade de produção de fibras de colágeno dérmico, estruturas responsáveis pela firmeza da pele.

O sexo masculino também possui uma camada córnea mais espessa, localizada na epiderme, que age como uma barreira de proteção entre o interior e o exterior do corpo e impede, por exemplo, a perda de água e outros nutrientes.
Existem variações na pele masculina - que podem se diferenciar entre oleosa e seca. Por isso, os produtos cosméticos mais modernos possuem componentes que visam equilibrar a característica mais marcante da pele dos homens, a oleosidade.
Os homens de modo geral não são adeptos da hidratação, principalmente corporal - a não ser em casos específicos, como na ocorrência de pele seca, provocada por fatores externos, como uso de alguns medicamentos, banhos em excesso, exposição solar ou existência de alguma doença, como dermatite, por exemplo.
Mas os fatores externos, como a radiação solar, o clima frio e seco e o  vento, atuam da mesma forma sobre ambos os sexos. E levam igualmente ao envelhecimento precoce e até à ocorrência de câncer de pele.
As vantagens de maior resistência da pele do homem, no entanto, não excluem o tratamento e os cuidados para manter a aparência sempre jovem e saudável. À medida que o homem envelhece, a sua pele torna-se mais ressecada. Daí a necessidade de  criar o hábito de proteger e hidratar rosto e corpo, principalmente durante e depois de se expor ao sol.


Limpeza


Para manter a pele com aparência saudável, é necessário a limpeza diária para remover as células mortas, oleosidade e impurezas.
 
 

Usar apenas água não é o suficiente, é necessário desengordurá-la com um sabonete específico para o rosto, elaborado com substâncias que não irritem nem ressequem a pele.
A pele deve ser limpa 2x ao dia, pela manhã e à noite. A limpeza também é importante para melhorar a  penetração do filtro solar e do tratamento antienvelhecimento.

Homens com a pele oleosa devem usar produtos que regulem a produção sebácea. Podem ser utilizados:


• géis ou loções de limpeza sem óleo
Produtos com excesso de álcool devem ser evitados, pois acabam aumentando a oleosidade da pele (é o chamado "efeito rebote").
Já os homens com pele seca devem preferir  loções de limpeza, que ajudam a manter a aparência saudável da pele sem ressecá-la.


Hidratação

A falta de água (ressecamento) e a diminuição da elasticidade da cútis ocorrem quando há perda de água da camada mais superficial da pele (chamada córnea).



Além disso, com o processo de envelhecimento, o teor de água da pele vai diminuindo. Por isso é comum ver idosos com a pele ressecada. O fumo e outros poluentes também ocasionam maior perda de água.
Uma pele seca e desidratada fica opaca, áspera, sem elasticidade e com tendência a descamação.

Você sabia que a pele masculina também precisa de filtro solar ?


O uso diário do filtro solar num país tropical é importante para prevenir queimaduras, evitar o envelhecimento precoce e o câncer de pele.


A proteção considerada mínima satisfatória é a número 15.
O cuidado diário com a pele passa pela limpeza, hidratação e fotoproteção. Porém a par disto há inúmeros ativos anti-envelhecimento que podem e devem ser utilizados, tais como: ácidos, retinol, antioxidantes e neurocosméticos.


Portanto, deixe o preconceito de lado e renda-se aos benefícios da hidratação e dos produtos anti-envelhecimento.


terça-feira, 12 de julho de 2011

OLHEIRAS

Um dos maiores problemas de quem cuida da aparência são as olheiras. As olheiras não surgem apenas como resultado de uma noite mal dormida. Elas normalmente são hereditárias. O excesso de bebidas alcoólicas, a má alimentação, estresse, cigarro, baixa resistência do organismo, TPM,entre outros, são importantes fatores de acentuação do quadro. Como a pele abaixo dos olhos é extremamente fina e sensível, os vasinhos ficam mais aparentes e o acúmulo do pigmento melanina deixa manchas escuras na região.



As olheiras tendem a piorar com a idade, pois o sol tem efeito acumulativo estimulando o depósito de melanina e a flacidez, evidenciando cada vez mais o problema.

Os tratamentos variam de acordo com cada caso. Para quem quer prevenir ou tratar o problema pode seguir essas dicas:

1-Compressas:

É possível tratar em casa as olheiras com compressas de chá de camomila gelado 3x ao dia. Além deste truque doméstico, há cosméticos criados especialmente para combater olheiras e bolsas.




Maquiagem : Para manter a naturalidade e evitar que a pálpebra fique esbranquiçada, o corretivo deve ter um tom mais claro que a pele e ter textura muito fina.


*Corretivo: fluído não oleoso, claro ou médio, de efeito natural. Na hora de maquiar, passe duas gotas na mão e aplique com a polpa dos dedos.




2-Laser de Luz Pulsada:

Esse tipo de tratamento é ideal para minimizá-las, pois ele age no sistema vascular e na pigmentação da pele. Este aparelho emite um feixe de luz que é atraído pela cor da região escura, causando a fragmentação do pigmento, clareando a pele.
Para fazer o tratamento a laser, os olhos devem ser protegidos para evitar que os raios atinjam o órgão, visto que há risco de uma queimadura ocular. O tratamento requer 4 a 5 sessões e pode causar vermelhidão e inchaço no local nos primeiros dias após o procedimento. Nesse período é fundamental evitar exposição solar para evitar manchas na pele.



3-Tópicos (CREMES/GÉIS/LOÇÕES):

Podemos encontrar cremes específicos com ingrediente que clareiam as olheiras ricos em  vitamina C, ácido kójico, ácito fítico, arbutin, hidroquinona, e outros que ativam a circulação e drenam os líquidos, evitando o inchaço como camomila, hamamélis e vitamina K.


Loções e cremes à base de vitaminha K são indicadas nos problemas de vascularização intensa por terem a capacidade de evitar as pequenas hemorragias que aumentam a tonalidade da pele. Se forem manipulados, devem ser a 1 %.




 4-Carboxiterapia:

A carboxiterapia tem se tornado eficiente para o tratamento das olheiras. Com a infiltração subcutânea de gás CO2 (dióxido de carbono), há um aumento das trocas de oxigênio no local que melhora a irrigação e a nutrição celular. Observa-se também o descolamento físico promovido pelo gás estimulando a formação de novas fibras de colágeno, melhorando a flacidez da pele.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

ESTRIAS

 

As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele (derme), formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade). As estrias afetam homens, mulheres em idade adulta ou durante a adolescência, mulheres no transcorrer da gestação, e até mesmo crianças.

Na mulher,as localizações mais frequentes são nádegas,abdômen e mamas enquanto nos homens predominam no dorso,região lombosacra e parte externa das coxas.

As estrias podem surgir de diversas formas, dentre elas:

1-Efeito Sanfona ( engorda - emagrece )

2-Crescimento rápido

3-Distúrbio hormonal

4-Excesso de exercícios ( musculação )

5-Gravidez

6-Ressecamento da pele


Classificação


1- Estrias recentes : são avermelhadas ou arroxeadas




2- Estrias antigas : são brancas




3- Atróficas: apresentam-se deprimidas em relação a superfície da pele.

4- Hipertróficas: fazem relevo com relação à superfície da pele.


Prevenção


Uma hidratação diária pode ajudar a prevenir e a amenizar as estrias, desde que os cremes contenham substâncias ativas com estas propriedades. Para conter o problema, é preciso repor substâncias que ajudam na reorganização do colágeno e elastina na pele. Também é importante fazer a hidratação de todo o organismo, através do consumo adequado de água e outros líquidos. O recomendado é que se consuma de 2 a 3 litros diariamente.



Os princípios ativos hidratantes com maior sucesso no tratamento são: uréia,óleo de amêndoas doces,óleo de rosa mosqueta,D-pantenol,vitamina E, ácido hialurônico,retinol entre outros.

A pele com estria possui colágeno e elastina, mas de forma totalmente desorganizada. Por isso, é mais importante fornecer substâncias que ajudam na reorganização destas duas proteínas, para que elas voltem naturalmente à sua disposição na pele.

Tratamento


O tratamento das estrias não é simples, uma vez que ainda não existe nenhum método capaz de resolvê-las por completo.

1- Laser : É um tratamento bem moderno para redução das estrias. Os tipos de lasers utilizados para o tratamento de estrias têm afinidade pela água da pele e, ao atingir a pele, promovem a sua vaporização localizada. Isso estimula uma nova organização desse tecido, com formação de novas fibras de colágeno e elastina. Um tipo muito utilizado é o Laser Fracionado de CO2.

2- Dermoabrasão: É realizado um tipo de lixamento na pele provocando uma escoriação e eliminando a camada superficial. Isso também estimula um processo cicatricial, ajudando na produção de colágeno e elastina.

3-Ácidos: O tratamento é realizado com aplicação de cremes ou géis à base de ácido retinóico (tretinoína) ou alfa-hidroxi-ácidos (AHA) que aceleram a renovação celular e atua na formação de colágeno novo. Os resultados começam a ser percebidos após uns 3 meses de tratamento e deve ser interrompido se o paciente tiver exposição solar.



4- Peelings Químicos Superficiais: Peelings seriados podem ser realizados, com intervalos semanais, sempre respeitando a irritação da pele do local. O peeling não deverá ser feito se a pele estiver muito irritada, podendo então ser quinzenal. Normalmente são feitas 5 a 10 sessões.

Os peelings provocam uma esfoliação da pele, determinando a melhora das características da mesma, e suavizando a diferença entre a pele com estrias e a pele normal.


domingo, 10 de julho de 2011

MELASMA

Melasma é uma distúrbio pigmentar caracterizado por manchas escuras na pele. Ocorre principalmente no rosto, mas pode ocorrer em outras partes do corpo. A frequência é maior em mulheres e cerca de 10% dos homens podem apresentar o problema.

Quando as manchas aparecem na gestação dá-se o nome de cloasma.



O melasma é uma consequência de aumento de melanina na pele.

Clinicamente o melasma se carateriza por manchas acastanhadas na pele sem sintomas, podendo acontecer simetricamente (nos dois lados da face). Deve ser considerado um distúrbio crônico, com tratamento e prevenção contínuos. Porém, existem casos onde o melasma desaparece após tratamento e controle adequados.





CAUSAS


O melasma é causado por vários fatores, com destaque para características genéticas, alterações hormonais, tais como gestação, uso de anti-concepcionais,entre outros. Contudo é fundamental a presença da radiação ultravioleta e, em menor intensidade, o infravermelho. Esta radiação é fornecida pelo sol e fontes de calor. A câmara de bronzeamento artificial também é uma fonte.

O aumento na pigmentação decorre da hiperproliferação e/ou hiperfunção do melanócito, célula responsável pela produção do pigmento cutâneo (melanina).

Existem três tipos de melasma: superficial, profundo e misto; sendo os dois últimos os mais difíceis de tratar.

PREVENÇÃO

Evitar se expor muito ao sol, e usar filros solares são duas formas de proteção, principalmente para gestantes. O uso de maquiagens deve ser feito com cuidado, verificando se o produto não causa maior absorção de luz solar e aumento na pigmentação da pele nas áreas de aplicação da substância, principalmente em pessoas alérgicas e durante a gravidez.

O cloasma pode não ser permanente, desaparecendo gradualmente com o fim da gravidez. Os tratamentos para atenuar  as manchas podem resolver o problema de forma lenta e progressiva. 

Existem várias formas de tratar o melasma, mas o sucesso depende do acompanhamento dermatológico regular e da conscientização do paciente nos fatores de prevenção. Durante a gravidez, o tratamento é mais suave, a fim de não prejudicar o feto.

 TRATAMENTO


O melhor tratamento clareador para o melasma é o tópico. As respostas ocorrem após semanas ou meses de uso de cremes,loções,géis contendo princípios ativos tais como tretinoína,hidroquinona,ácido kójico,ácido glicólico,ácido fítico.

Uma boa medida é associar peelings químicos clareadores e renovadores da pele ao tratamento domiciliar. Completado o clareamento das manchas, é fundamental que você siga com um tratamento de manutenção. Caso contrário, é quase certo que as manchas voltarão. As pessoas que não melhoram com cremes clareadores, podem recorrer ao tratamento com laser.

Seu médico dermatologista irá indicar a melhor opção de tratamento para você.
Filtro solar é fundamental. Portadores de melasma devem usar continuamente um filtro solar potente.

Preste atenção aos seguintes itens:



a. Fator de Proteção Solar. Escolha FPS 30, no mínimo. O número indica a proteção contra os raios ultravioleta B, ou UVB.

b. Proteção anti-UVA. Os raios ultravioleta A (UVA) agravam o melasma. Procure um filtro que estampe no rótulo a informação de que é eficaz contra UVA.

Um detalhe: os raios UVA atravessam o vidro das janelas. Assim, use o filtro mesmo se você ficar dentro de casa ou do carro. E mais: os raios UVA estão presentes desde a manhã até o final da tarde. Significa que você precisa aplicar o filtro logo cedo e reaplicar a cada 3 horas, até o final do dia.

c. Filtros físicos x Filtros químicos. Existem vários ingredientes ativos que podem compor um filtro solar. Eles se dividem em dois grupos básicos: os ingredientes físicos e os ingredientes químicos.

Em geral, o protetor comprado na farmácia mistura os dois tipos na sua composição, em proporções variadas. Os ingredientes físicos refletem a luz do sol.

Os químicos a absorvem e a transformam em calor. Para quem tem melasma, o mais indicado são protetores compostos por uma alta proporção de filtros físicos. O inconveniente é que dão um efeito branco e opaco e têm textura espessa. Mas alguns deles vêm com uma cor de base, para disfarçar o tom branco indesejável. Bons ingredientes físicos são o óxido de zinco e o dióxido de titânio.



Contudo, habitualmente é um tratamento prolongado. A pedra fundamental no sucesso é evitar a radiação solar e o uso frequente de um filtro solar de qualidade.